A energia solar fotovoltaica é considerada um excelente investimento para pessoas e empresas que desejam explorar o sol como fonte de energia limpa para reduzir os gastos com a conta de luz. Para te ajudar a entender as vantagens de investir em energia solar, listamos 07 motivos que compensam todo o investimento.

1- REDUÇÃO DE CUSTOS

Os ajustes das tarifas e impostos sobre a energia elétrica deixam a conta de luz cada vez mais cara. A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico permite uma grande economia na conta de luz, pois com o sistema, você deixa de utilizar a energia proveniente da companhia elétrica e passa a produzir a sua própria. Com os cálculos corretos do consumo mensal e com uma instalação que conceda a capacidade necessária, é possível até mesmo reduzir a zero o seu gasto com eletricidade.

2 – CRÉDITOS DE ENERGIA SOLAR

Após a instalação do sistema de aproveitamento de energia solar, você também pode fazer com que o potencial excedente gerado seja injetado diretamente na rede da empresa distribuidora. Isso quer dizer que, se você não consumir toda a energia produzida, ela é transformada em crédito energéticos que podem ser utilizados em até 60 meses. Os créditos podem ser usados para compensar dias em que seja difícil captar a luz solar e também para diminuir a conta de energia elétrica em outra propriedade.

3 – SISTEMA DURÁVEL

Elevadas variações térmicas, chuvas de granizo, neves: os painéis solares estão sujeitos às mais diversas condições climáticas. No entanto, a alta durabilidade dessas placas solares é o que configura um ótimo custo-benefício do investimento. A vida útil de um painel solar está estimada em aproximadamente 25 anos, o que reflete na produção de uma energia limpa e sem custos, após o investimento em energia fotovoltaica se pagar com a economia proporcionada na conta de luz.

4 – VALORIZAÇÃO DA PROPRIEDADE

De acordo com um estudo realizado pelo laboratório norte-americano Lawrence Berkeley, compradores estão dispostos a pagar um valor maior por um imóvel que tenha a instalação de placas solares. Apesar do alto custo com a  instalação do sistema, a economia com a conta de luz traz o retorno do investimento a longo prazo.

5 – LOCAIS REMOTOS

Uma das grandes vantagens do sistema fotovoltaico é a possibilidade de ser instalado até nos locais mais remotos. Na grande maioria das vezes, a distribuição de eletricidade pelas companhias elétricas é impedida devido ao perímetro geográfico de alguns lugares. Dessa maneira, os painéis solares podem ser instalados de forma independente das distribuidoras de luz, gerando a própria eletricidade e garantindo que a energia elétrica chegue até famílias e sedes agrícolas do âmbito rural.

6 – INSTALAÇÃO RÁPIDA E MANUTENÇÃO FÁCIL

A instalação do sistema fotovoltaico é bastante simples e feita em uma média de 5 dias. Geralmente não exige grandes alterações na rede elétrica atual e não há necessidade de grandes intervenções no imóvel. A energia elétrica é desligada apenas em dois momentos da instalação.  A única manutenção necessária é a limpeza em caso de excesso de sujeira. As chuvas se encarregam de limpar o sistema na maioria das vezes, mas quando não é suficiente, uma mangueira e esponjas são suficientes para esse trabalho, que deve ser realizado entre uma ou duas vezes no ano.

7 – ENERGIA SUSTENTÁVEL

A energia solar pode ser utilizada como uma solução limpa e sustentável, pois não produz efeitos nocivos à vida humana. Além disso, não agridem o meio ambiente, seja na sua instalação ou utilização. A geração de energia limpa evita a emissão dos gases que causam o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.

Fonte: http://www.minhacasasolar.blog.br/2018/02/21/motivos-investir-energia-solar/